10 de mai. de 2011

Museu Arqueológico Nacional de Atenas

Conseguimos um tempinho no sábado à tarde para dar uma passada no Museu Arqueológico Nacional, felizes porque o Museu da Acrópole fechava só às 20 horas, o que nos daria tempo para visitá-lo depois. O Alfredo queria muito ir nesse museu porque lá está uma escultura de uma perna com varizes, e que significaria uma oferenda ao deus Asclepius pela cura das varizes de um paciente. Essa escultura mostra como os médicos buscam o tratamento e cura das varizes a muitos e muitos anos.

Museu Arqueológico Nacional de Atenas
O Museu é enorme e fica aberto só até às 15 horas, então para ver tudo com calma é bom chegar antes das 13 horas (talvez esses horários mudem dependendo da época do ano). Quando fomos comprar os ingressos mostramos o comprovante de matrícula do Alfredo, para ver se conseguíamos pelo menos um desconto, e no fim, acho que a pessoa não entendeu nada que estava escrito, e compramos as duas entradas como estudantes! Muito bom! hehehe

Fachada do Museu, enoorme!

Lindo!
O Museu foi inaugurado em 1874. Possui uma coleção incrível de esculturas, estátuas, jóias e vasos, alguns de 3000 a.C. Para que a coleção não se perdesse ou fosse saqueada durante a Segunda Guerra Mundial, algumas peças chegaram a ser até enterradas!
Nem preciso dizer que entramos e fomos direto em busca das coisas sobre medicina, Asclepius e Hipócrates e etc. Decepção total!!! O Museu tem um acervo enorme de esculturas, que ocupa praticamente todo primeiro andar e um dos lados desse andar, ou seja, metade desse acervo (e justamente o que queríamos ver) estava fechado!!! Fomos perguntar o porquê disso e adivinhem: falta de pessoal para trabalhar no sábado!!! Brincadeira!!!

Dentro do Museu

Passados os primeiros momentos de decepção, fomos olhar o resto do museu. Estava tendo uma exposição bem interessante sobre a mitologia grega, os deuses e tal. Bem legal, porque mostrava as esculturas encontradas, a árvore genealógica e as moedas com os desenhos dos deuses (moedas que foram utilizadas por muitos anos até durante o império romano). Alguns dos deuses nós conhecemos mais pelo nome romano, por isso coloco o nome em grego primeiro e depois em romano.
Ah! Quem já viu o filme ou leu algum livro do Percy Jackson (parece com Harry Potter, mas é sobre mitologia grega) vai lembrar de alguns personagens abaixo!

Árvore genealógica na entrada da exposição

As origens do deus da Medicina, Asclepius

Atenas, Minerva para os romanos

Afrodite, Vênus para os romanos, deusa da beleza, do amor e da procriação

Apolo, deus do sol e patrono da verdade, da música, da medicina e pai da profecia.
Um dos deuses olímpios, filho de Zeus, fundou o oráculo de Delfos, que dava conselho aos gregos, por isso é considerado pai da profecia.

Poseidon, Netuno para os romanos, o deus do mar e dos terremotos, foi quem deu os cavalos para os homens. Disputou com a deusa Atenas para ver quem seria o padroeiro de Atenas

Zeus para os gregos, Júpiter para os romanos
Deus principal, governante do Monte Olimpio, rei dos deuses e dos homens

Medusa, um mostro que tinha o poder de paralisar que olhasse para ela.
Era mortal e foi decapitada por Perseu, que utilizou sua cabeça como arma até dá-la a Atenas, que a colocou em seu escudo.

Pegasus, dos cavaleiros do zodíaco!! Era meu preferido!
O cavalo alado, nasceu do sangue da medusa após ela ter sido decapitada por Perseu.

A quimera, um mostro de duas cabeças

Centauro, cabeça de homem e corpo de cavalo

Ninfas, seriam fadas sem asas

Asclepius!

Compramos a miniatura depois! Bem legal!


Coleção de moedas

Asclepius, Esculápio para os romanos, foi representado em moedas cunhadas por 46 imperadores romanos e essas moedas circulavam em todo o império romano

Nike, Victoria para os romanos, era deusa grega da vitória, representada por uma mulher alada

Essa é a estátua que o Alfredo queria ver no Museu...
Encontramos na loja do museu, cópia em tamanho original, só 100 euros!

Oferenda a Asclepius pela cura das varizes

Símbolo da cura, presente no bastão de Asclepius

Asclepius e sua família, recebendo um doente

Abaixo algumas fotos da troca da guarda de Atenas, em frente ao Parlamento e a praça Syntagma. Muito engraçado, não dá pra perder. Dura uns 15 minutos e acontece a cada hora. Difícil não rir. Procurei alguma explicação na internet e não achei, se alguém souber ,comente por favor. Acho que é só para entreter turista mesmo.









Muito bom!

Buenas, ontem voltamos para Madrid e agora ficaremos umas 3 semanas por aqui antes de arrumar as malas de novo. Próximos posts serão sobre Mykonos, Santorini, Lisboa, Sintra e Cascais e Barcelona. Uf!
Hasta luego!!

Um comentário: